segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

GUERRA DA INFORMAÇÃO

Olá  amigos, tudo bem, um tema que gosto de estudar e pesquisar muito, é sobre guerra de informação, estou postando dois links sobre o tema, com explicações bem claras sobre o assunto. Grato pela atenção de todos e boa leitura.

Guerra da Informação ou Guerra de Informação , é um conceito envolvendo o uso e gerenciamento de informações e tecnologias da informação e comunicação em busca de uma vantagem competitiva sobre um adversário. Guerra da Informação pode envolver uma coleção de informações táticas, métodos de asseverar a informação utilizada como válida, dispersar propaganda ou desinformação para desmoralizar ou manipular o inimigo e o público em geral, debilitando a qualidade da informação da força oposta. Guerra da Informação é similar à guerra psicológica.

Outros termos usados na guerra da informação;
Contrainformação
Censura
Coerção
Lavagem cerebral
Manipulação da mídia.

FONTE  -https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_da_informa%C3%A7%C3%A3o

Guerra de informação – o que será isso?

Governos e grandes corporações controlam, ou pelo menos tentam manipular, a opinião pública e os processos do debate na comunidade através da comunicação midiática. Os governos e as grandes corporações conduzem a guerra de informação através do uso de comunicações de massas da mídia. Como em outros acontecimentos geopolíticos esse foi o caso com o protesto anti-governamental na Ucrânia, seguido do golpe de estado de fevereiro 2014, em Quieve. Essa guerra de informação é uma disputa onde as redes internacionais de notícias, e os maiores jornais, agem como exércitos onde a mídia é usada como arma maior, sendo que a linha de frente é o espaço interactivo conhecido como a esfera pública. Frequências de radio, feeds de satélites, social mídia, fazer uploads de celulares, ou de telefones moveis, redes de comunicação, e a internet, tudo isso faz parte dessa guerra.

LEIA MAIS NO LINK -guerra-de-informacao-o-que-sera-isso

A diplomacia (ou guerra) da informação
 O caso da espionagem eletrônica pela internet disputa como a crise na Síria a pole position nas manchetes internacionais da mídia, num fato inédito em que a geopolítica da informação pela primeira vez ganha relevância equivalente à dos interesses estratégicos dos países mais ricos do planeta.
A questão ganhou mais importância ainda porque o controle da informação está substituindo a segurança nacional como prioridade estratégica número 1 das grandes e médias potênciais.
LEIA MAIS NO LINK - http://observatoriodaimprensa.com.br/codigo-aberto/a-diplomacia-ou-guerra-da-informacao/