quinta-feira, 21 de setembro de 2023

FALANDO SOBRE A VIA LÁCTEA - A NOSSA GALÁXIA.

 Hola meus amigos, hoje eu trago para vocês aqui no meu blog pessoal informações que pesquisei de fontes na internet sobre a Via Láctea, onde está o nosso sistema solar e o nosso planeta Terra. primeiramente vamos saber o que é Via láctea. A Via Láctea é uma galáxia espiral, da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado.

 Para mais detalhes leia o link abaixo:

 Wikipédia = https://pt.wikipedia.org/wiki/Via_L%C3%A1ctea

 CLIQUE NA IMAGEM ABAIXO PARA VER AMPLIADA.



O planeta Terra está localizado no Sistema Solar que, juntamente com mais de 100 bilhões de estrelas, formam a nossa galáxia, a Via Láctea. O que tem no centro de toda galáxia?
No núcleo da nossa galáxia, há um buraco negro super massivo com o peso de quatro milhões de Sóis. Contornado por um disco brilhante de matéria turva, esse poço sem fundo do espaço-tempo normalmente é escurecido por um manto de gás, poeira e estrelas em sua órbita.Onde estamos na nossa galáxia?
Nosso Sistema Solar não se encontra no centro da galáxia, mas em um dos seus braços; o centro, ou bojo galáctico, encontra-se na direção da constelação de Sagitário. Devido a essa localização, o buraco negro super massivo no centro da nossa galáxia é chamado Sagittarius A. O Sol é uma das 200 bilhões de estrelas da Via Láctea situadas em um dos seus braços. Ele, ou melhor, o Sistema Solar todo, ficam girando ao redor do núcleo e, apesar de não sentirmos, vamos a uma alta velocidade de 230 km/s. São 230 milhões de anos para completar um ano galáctico, ou seja, uma volta completa.A estimativa de estrelas é de 400 mil milhões.A Via Láctea pertence ao Grupo Local, um pequeno grupo de 3 grandes galáxias e de aproximadamente 35 outras mais pequenas, e é a segunda maior (a maior de todas é a Galáxia de Andrómeda, ou M31).No entanto, parece ser o membro mais massivo deste grupo. M31, a mais ou menos 2.9 milhões de anos-luz, é a maior galáxia vizinha, mas um outro número de ténues galáxias estão muito mais próximas: muitas das anãs do Grupo Local são satélites ou companheiras da Via Láctea.
Os dois vizinhos mais próximos, referidos acima, foram apenas recentemente descobertos: a galáxia mais próxima, a anã de Cão Maior, descoberta em 2003, é uma galáxia quase despedaçada, em que o seu núcleo encontra-se a 25 000 anos-luz de nós e a cerca de 45 000 anos-luz do Centro Galáctico. A segunda é SagDEG (galáxia elíptica anã de Sagitário), a 88 mil anos-luz de e uns 50 000 anos-luz do Centro Galáctico.
Estas duas anãs estão atualmente em "encontros imediatos" com a nossa Galáxia e várias secções das suas órbitas estão situadas bem dentro do volume ocupado pela Via Láctea. São seguidas em distância pelas mais inequívocas Grande e Pequena Nuvens de Magalhães, a 160,000 e 200,000 anos-luz, respectivamente.
Os braços espirais da Via Láctea contêm matéria interestelar, nebulosas difusas, e jovens estrelas e enxames estelares abertos que emergem desta matéria.
Por outro lado, o bojo consiste de estrelas velhas e contém a maioria dos enxames globulares; a nossa Galáxia tem à volta de 200 globulares, dos quais conhecemos cerca de 150.
Estes enxames globulares são fortemente concentrados na direção do Núcleo Galáctico: a partir da sua distribuição aparente no céu, Harlow Shapley concluiu que este centro da Via Láctea se situava a uma distância considerável (que exagerou em fatores) na direção de Sagitário e não tão perto, como se pensava anteriormente.
Mas se pergunta muito o que é galáxia - A galáxia é caracterizada por agrupar diversos corpos celestes em um mesmo campo, com um centro gravitacional comum.

E para terminar minha pequena pesquisa segue abaixo algumas curiosidades.
Curiosidades sobre a Via Láctea


Abaixo, vamos dar alguns dados sobre a nossa galáxia que temos certeza que você não imaginava!
 Alguns dados sobre a nossa galáxia.
 É composta por cerca de 200 bilhões de estrelas;
 A luz que podemos admirar é a mistura de diferentes luzes emitidas por todas essa imensidão de estrelas;
 A primeira nave que conseguiu sair do sistema solar foi a Voyager 2, em novembro de 2019!
 O nosso sistema solar está em um dos braços da galáxia, chamado de Órion. Há ainda muitos outros braços;
 Estima-se que toda a massa da Via Láctea seja equivalente a cerca de 1,5 trilhões de vezes a massa solar;
 O Sol está distante aproximadamente 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea (lembrando que 1 ano-luz equivale a cerca de 9,5 trilhões de quilômetros);
 Seu tamanho é de cerca de 105.000 anos-luz;
 Para tentar atravessar a Via Láctea seria preciso usar a velocidade da luz, e mesmo assim seriam necessários 100 mil anos para concluir essa “pequena” caminhada;
 No centro da Via Láctea existe um buraco negro super massivo (o Sagittarius A*) que tem cerca de 4 milhões de vezes a massa do Sol;
 A parte mais brilhante que podemos avistar da galáxia (repleta de estrelas e nebulosas) pode ser encontrada logo acima da Constelação de Sagitário.


FONTES DE PESQUISAS
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=o+que+%C3%A9+centro+da+galaxia
https://www.nationalgeographicbrasil.com/espaco/2022/05/divulgada-primeira-imagem-do-buraco-negro-no-centro-de-nossa-galaxia
https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&q=o+que+%C3%A9+via+lactea#ip=1
https://www.explicatorium.com/cfq-7/via-lactea.html
https://www.mapadomeuceu.com.br/blog/via-lactea/